Novo site em www.rotadocuco.com

Regulamento



A III Rota do Cuco - a decorrer no dia 19 de Outubro de 2014 - é uma organização do Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.



1 - Características

- Extensão: 45 km (aprox.).

- Percurso: estradas e caminhos municipais das freguesias de Santiago de Riba-Ul, Madaíl, S. Martinho da Gândara e Cucujães. A sua marcação será feita com fitas, placas, indicações a tinta no asfalto e cal nos caminhos.

- Partida: 09h30 na Escola Básica e Secundária Doutor Ferreira da Silva, em Cucujães, terminando - no máximo - 5 horas depois no mesmo local.

2 – Participantes
- Podem participar pessoas de ambos os sexos.
- A idade mínima de participação é de 14 anos.
- Aos menores de idade é obrigatória a entrega de um termo de responsabilidade devidamente assinado pelo Encarregado de Educação, autorizando a sua participação.

3 - Inscrições
- A inscrição deverá conter nome completo, data nascimento, nº B.I. e nº de contacto.
- A inscrição é de 10€ ou de 15€, estando nesta última opção incluído o almoço.
- Atleta feminino só paga almoço no valor de 5€.
- Acompanhantes (almoço 5€).
- No valor da inscrição está incluído seguro de acidentes pessoais; abastecimentos sólidos e líquidos; disponibilidade de balneários e zona de lavagem de bicicletas; lembranças.

4 - Pagamento
- Transferência bancária (CGD) – NIB: 0035 0272 0000 0593 33080
- Na sede do NAC, localizada na Quinta do Picôto, rua Dona Almira Brandão, em Cucujães.
- As inscrições só serão validadas depois de recebido o comprovativo de pagamento por e-mail para rotadocuco@gmail.com indicando o nome e o nº do B.I. do(s) inscrito(s) ao qual corresponde a transferência.
- O prazo de inscrição, assim como o pagamento, termina no dia 16 de Outubro.

5 - Seguro
- Todos os participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais de acordo com a Portaria 757/93.
- Companhia de Seguros (a indicar oportunamente).
- As coberturas e capitais são os seguintes:
- Morte ou invalidez permanente 23.100,00€,
- Despesas de tratamento 3.850,00€.
- Qualquer acidente que ocorra durante a execução do percurso é da responsabilidade dos praticantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo seguro. Este seguro cobre os riscos resultantes do acidente sofrido durante a actividade.
- Lembramos que o seguro apenas será válido do início ao final da III Rota do Cuco e sempre que o participante esteja a cumprir as regras e o percurso estipulado pela organização.

6 – Classificação
- A III Rota do Cuco será cronometrada.
- Durante o percurso existirão pontos de controlo em locais desconhecidos dos atletas, ficando desclassificado quem não passar por todos eles.
- É atribuída uma classificação final aos atletas.
- A classificação é separada em dois escalões (masculino e feminino), independentemente da idade.

7 - Prémios           
- Trofeus para os três primeiros classificados (escalão masculino).
- Trofeus para os três primeiros classificados (escalão feminino).
- Troféu para o atleta mais idoso.
- Troféu para o atleta mais jovem.

8 – Secretariado
- O secretariado estará aberto no sábado (18 de Outubro) para levantamento de dorsais e lembranças na sede do NAC, localizada na Quinta do Picôto, rua Dona Almira Brandão, em Cucujães, entre as 15h00 e as 19h00.
- No domingo, a partir das 08h00, no local do início da prova, na Escola Básica e Secundária Doutor Ferreira da Silva.

9 – Segurança
- O uso do capacete devidamente colocado, em toda a extensão do percurso, é obrigatório. O concorrente será desclassificado caso não o use.
- Em algumas partes do percurso está aberto ao movimento de outros veículos pelo que todos os participantes deverão, obrigatoriamente, respeitar as regras do código da estrada.
- A GNR regulará o trânsito nos cruzamentos mais perigosos.
- Ao longo de todo o percurso existirão diversos veículos devidamente identificados como “Organização” para o acompanhamento e apoio necessários.
- Elementos da organização estarão nos locais mais perigosos, contribuindo para uma melhor segurança dos participantes.

10 – Estacionamento 
- O estacionamento será nas ruas limítrofes à Escola Básica e Secundária Doutor Ferreira da Silva.

11- Almoço
- O almoço será servido na Escola Básica e Secundária Doutor Ferreira da Silva.